Designer brasileiro reconstrói rosto de homem que inspirou 'Papai Noel' há 1700 anos — Foto: Cícero Moraes
GERADO EM: 04/12/2024 - 14:10
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Conhecido por dar rosto a personalidades da antiguidade,como Jesus Cristo,guerreiros germânicos,crianças incas e até múmias,o designer brasileiro Cícero Moraes desta vez se dedicou a revelar a verdadeira face do homem que inspirou a lenda do Papai Noel,há 1.700 anos: São Nicolau de Mira.
Veja: Queijo Minas é declarado Patrimônio da Humanidade pela UnescoPEC das Praias: pedido de vista adia votação de proposta na CCJ do Senado
Em parceria com o cirurgião dentista Thiago Beaini e com o professor José Luís Lira,a reconstrução foi realizada a partir de dados coletados na década de 1950 por Luigi Martino,com autorização do Centro Studi Nicolaiani. A imagem do Papai Noel já tradicional,no entanto,foi consolidada em 1823,mundialmente com o poema "A Visit from St. Nicholas",que o descrevia características como bochechas rosadas,trenó puxado por renas e um saco de brinquedos.
Designer brasileiro reconstrói rosto de homem que inspirou 'Papai Noel' há 1700 anos — Foto: Cícero Moraes
No entanto,em entrevista ao GLOBO,Cícero Moraes disse que o poema só foi considerado no final da pesquisa,já com a estruturação pronta. O designer ainda contou que ter uma equipe com profissionais especializados em diferentes áreas foi fundamental para conseguir um bom resultado em diversas frentes.
— Nós temos uma tradição de aproximar faces de santos há mais de 10 anos. Há alguns dias,manifestei a ideia de aproximar São Nicolau ao membro da equipe,José Luis Lira,que é especialista na vida dos santos católicos e iniciamos esse projeto com o auxílio do Thiago Beaini. Com uma equipe bem balanceada,foi possível compor um material com bastante dados e recursos. Seguimos uma abordagem amplamente testada e publicada. Sobre o poema,na verdade só me inteirei dele depois da reconstrução pronta,coincidentemente ele lembra a descrição —,explicou o pesquisador brasileiro.
Designer brasileiro reconstrói rosto de homem que inspirou 'Papai Noel' há 1700 anos — Foto: Cícero Moraes
Também conhecido como São Nicolau de Bari,nasceu entre 250 e 270 na cidade de Patara,Ásia Menor (atual Turquia),e faleceu entre 335 e 370 em Mira. De origem grega,foi bispo de Mira no século IV e é considerado,após a Virgem Maria,um dos santos mais venerados na Igreja Católica.
Também conhecido como São Nicolau de Bari,e faleceu entre 335 e 370 em Mira. — Foto: Cícero Moraes
Pouco se sabe sobre sua vida histórica,sendo grande parte de sua biografia baseada em tradições. Ele teria sido preso durante as perseguições aos cristãos sob o imperador Diocleciano e realizado viagens religiosas a Alexandria e Jerusalém. Em 314,foi nomeado arcebispo de Mira. Em 325,supostamente participou do Concílio de Nicéia,embora haja controvérsias sobre sua presença,onde teria confrontado Ário,opositor da eternidade de Jesus.
A transformação de São Nicolau no Papai Noel,segundo os pesquisadores,foi influenciada por diversos fatores culturais e históricos. Após a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero,a devoção ao santo diminuiu em muitos países,exceto na Holanda,onde a lenda de Sinterklaas permaneceu forte e influenciou colônias como Nova Amsterdã (atual Nova York). Lá,a figura evoluiu para Santa Claus,descrito como um velho que recompensava crianças bem-comportadas com presentes e punia as desobedientes.
Papai Noel — Foto: Freepik
Posteriormente,em 1931,campanhas da Coca-Cola com ilustrações de Haddon Sundblom popularizaram a figura atual: um senhor gordinho com roupas vermelhas,botas pretas e gorro. Essa evolução conecta São Nicolau de Mira ao "bom velhinho" que conhecemos hoje.
— Inicialmente reconstruímos o crânio em 3D a partir dos dados da análise anatômica efetuada nos anos 1950. Posteriormente traçamos o perfil do rosto,utilizando projeções estatísticas. Complementamos esses dados com a técnica de deformação anatômica,onde a tomografia da cabeça de uma pessoa viva é ajustada de modo que o crânio do doador virtual se compatibilize com o do santo a ser aproximado. A face final é uma interpolação de todas essas informações,buscando uma coerência anatômica e estatística. Geramos dois grupos de imagens,uma com elementos mais objetivos,que seria o rosto sem pelos,com os olhos fechados e em escala de cinza e outro grupo com elementos mais artísticos e especulativos,utilizando como informação a iconografia de São Nicolau de Mira —,explicou Cícero ao GLOBO.
Designer brasileiro reconstrói rosto de homem que inspirou 'Papai Noel' há 1700 anos — Foto: Cícero Moraes
Para realizar a aproximação facial,os pesquisadores usaram técnicas de Reconstrução Facial Forense (RFF). A tecnologia consegue elaborar feições a partir da estrutura craniana,ou seja,é especialmente útil na ausência de informações diretas de identificação — circunstância frequente em casos de figuras antigas.
Diferente de métodos como análise de DNA ou dentária,a RFF busca aproximar a aparência facial,com bases que podem ser interpretadas e contextualizadas. A partir disso,a equipe usou dados descritos no livro Le Reliquie di S. Nicola,de Luigi Martino,e foi realizada no ambiente digital Blender 3D.
Designer brasileiro reconstrói rosto de homem que inspirou 'Papai Noel' há 1700 anos — Foto: Cícero Moraes
Ainda de acordo com a pesquisa,a combinação de métodos estatísticos e deformação anatômica resultou em imagens que respeitam as características históricas associadas ao santo,o que permitiu uma aproximação tanto de forma objetiva quanto artística da figura real.