Semana do amor será comemorada no Rio — Foto: Freepik
GERADO EM: 30/10/2024 - 16:48
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O amor está no ar (e também no calendário oficial da cidade do Rio). Isso porque o prefeito Eduardo Paes sancionou projeto de lei da vereadora Teresa Bergher,que inclui a "Semana do amor" no calendário oficial do município,conforme publicado no Diário Oficial desa quarta-feira. A celebração se dará na segunda semana de junho,período em que são celebrados os dias dos Namorados e de Santo Antônio,santo casamenteiro.
Disputa no jogo do bicho: Prisão de Rogério Andrade pode pôr fim a uma guerra de mais de duas décadas do clã com atentados e mortesCaso Marielle: 'Senti que tinham tirado a promessa do futuro'; acompanhe o julgamento
Em outros países,o Dia dos Namorados é celebrado no Dia de São Valentim,em 14 de fevereiro. Mas,no Brasil,a data escolhida foi 12 de junho,pelo publicitário João Dória,pai do ex-governador de São Paulo João Dória Jr. No fim dos anos 1940,publicitário precisava alavancar as vendas de uma loja de departamentos em que trabalhava neste período do ano,considerado "fraco" pelo varejo até então. Por isso,foi escolhido o dia anterior ao dia do santo casamenteiro.
Com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor",iniciado em junho de 1949,a ideia se disseminou inicialmente entre comerciantes paulistas,conforme ressalta a justificativa de Teresa Bergher. O incentivo que os namorados trocassem presentes pegou e a data é celebrada até hoje.
No texto de Teresa Bergher,a vereadora pontua que "nada mais adequado que a criação da Semana do Amor a ser comemorada na semana do dia dos namorados". A lei entrou em vigor na data de sua publicação.