Se é aderente ao Regime Público de Capitalização (RPC),fique a saber que tem disponível uma nova funcionalidade na Segurança Social Direta (SSD) que lhe permite a Consulta de Adesão.
Assim,e segundo a entidade,passa a poder verificar:
Dados gerais da adesão
Documentos da adesão
Histórico de períodos quer de suspensão,quer de entregas
Movimentos de cobranças
Total de entregas
Total de certificados de reforma
Deste modo,tem acesso a uma visão integrada da sua adesão ao RPC,sem necessidade de se deslocar a um balcão de atendimento.
Recorde-se que o Regime Público de Capitalização é um regime complementar de adesão individual e voluntária,que permite efetuar contribuições adicionais ao longo da vida ativa do aderente,que serão capitalizados numa conta em seu nome e convertidos em certificados de reforma.
Assim,cada aderente escolhe o valor da sua contribuição mensal,a qual é registada numa conta individual,nominativa.
Esse valor integra um fundo comum de investimento – o Fundo dos Certificados de Reforma. As contribuições mensais são convertidas em unidades de participação naquele Fundo,designadas certificados de reforma.
O resultado final é um valor acumulado destinado ao reforço da proteção social do aderente.
O valor acumulado corresponde ao produto do número de certificados de reforma subscritos pelo valor de referência (ou ‘cotação’) dos mesmos.
O valor acumulado só pode ser resgatado no momento em que se verifiquem as condições de aquisição do direito à pensão ou aposentação por velhice ou por invalidez absoluta.