Contate-nos
Notícias de destino

Adversários na semifinal da Eurocopa, França e Espanha se diferem no uso de jogadores do futebol local

Jul 9, 2024 IDOPRESS
França e Espanha se diferem na utilização de jogadores do futebol local — Foto: Montagem/ Odd Andersen e Fabrice Coffrini (AFP)

França e Espanha se diferem na utilização de jogadores do futebol local — Foto: Montagem/ Odd Andersen e Fabrice Coffrini (AFP)

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/07/2024 - 04:01

Estratégias distintas na Eurocopa: França x Espanha

França e Espanha se enfrentam na Eurocopa com estratégias diferentes: franceses com elenco globalizado,espanhóis com ênfase em jogadores locais. Ambas equipes buscam vaga na final do torneio,com destaque para a forte presença dos clubes espanhóis no elenco da seleção.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A primeira semifinal da atual edição da Eurocopa será disputada na terça-feira. Espanha e França se enfrentam às 16h,na Allianz Arena. As duas chegaram na competição com uma diferença bem clara em relação as suas convocações: a campeã da Copa do Mundo de 2018 tem apenas sete jogadores que atuam no futebol local,enquanto os espanhóis têm 20. A equipe de Dechamps possui um representante a mais do Real Madrid-ESP,atual campeão nacional e da Liga dos Campeões,que os três do seu próximo adversário.

Preocupação nas Laranjeiras: com 87% de chance de rebaixamento,Fluminense pode igualar pior campanha da história do primeiro turno do BrasileirãoNada feito: diretoria do Flamengo vetou troca por Dudu antes de reintegrar Gabigol

Não é nenhuma novidade que o futebol mundial anda cada vez mais globalizado. A própria seleção brasileira,que disputou a última Copa América,só tinha quatro jogadores que atuam no futebol local. Na Eurocopa,o contexto das equipes é bem parecido. No entanto,a Espanha foi na contramão de boa parte das adversárias na competição e tem um elenco com muitos nomes que atuam em clubes do país em que nasceram.

A equipe comandada por Luis de la Fuente só não tem sete jogadores que não atuam no futebol local. A escolha do treinador vem dando resultado. A Espanha venceu as cinco partidas que disputou e tem,para muitos,o melhor desempenho da Eurocopa — até o momento. Apesar do alto número de representantes dos clubes espanhóis,no principal deles,Real Madrid,o número é mais baixo que do seu próximo adversário.

CONVOCADOS DA ESPANHA QUE JOGAM NO FUTEBOL LOCAL

Alex Remiro (Real Sociedad)Unai Simon (Athletic Bilbao)Dani Carvajal (Real Madrid)Pau Cubarsi (Barcelona)Robin Le Normand(Real Sociedad)Jesus Navas (Sevilla)Dani Vivian (Athletic Bilbao)Nacho (Real Madrid)Alex Baena (Villarreal)Fermin Lopez (Barcelona)Mikel Merino (Real Sociedad)Pedri (Barcelona)Martin Zubimendi (Real Sociedad)Joselu (Real Madrid)Alvaro Morata (Atlético de Madrid)Mikel Oyarzabal (Real Sociedad)Ayoze Perez (Real Betis)Ferran Torres (Barcelona)Nico Williams(Athletic Bilbao)Lamine Yamal (Barcelona)

O elenco da França é quase que inteiro de atletas que atuam ligas de outros países. Visto como uma das equipes mais fortes da Eurocopa,ela possui destaques dos principais clubes do mundo. Não a toa,quatro de seus jogadores são do atual campeão da Liga dos Campeões,Real Madrid. Mendy,Camavinga e Tchouaméni já faziam parte do elenco que ganhou o principal título do velho continente,e agora,o craque francês Mbappé vai integrar o time estrelado,a partir da próxima temporada.

Apesar de possuir os principais nomes da grandes ligas do mundo,a França não vem fazendo uma boa Eurocopa. Com apenas duas vitórias em cinco partidas,e apenas três gols marcados,sendo dois contra,a equipe de Dechamps é uma surpresa negativa da competição — até o momento. Para a próxima decisão,contra uma Espanha que está desempenhando bem,a seleção francesa conta com os seus representantes do Real Madrid para crescer quando mais necessário,algo que se tornou característica no clube merengue.

CONVOCADOS DA FRANÇA QUE JOGAM NO FUTEBOL LOCAL

Samba (Lens)Clauss (Olympique de Marselha),Youssouf Fofana (Monaco)Zäire-Emery (PSG)Dembélé (PSG)Kolo Muani (PSG) Barcola (PSG)

Com propostas de elenco diferentes,França e Espanha duelam por uma vaga na grande decisão da Eurocopa. Apostando em nomes que atuam no próprio país,Luis de la Fuente espera que a estratégia siga dando resultado. Já Dechamps,conta com seu time muito globalizado para conseguir o título inédito e se estabelecer como o maior treinador da história da seleção francesa.