Contate-nos
Notícias de destino

'A grande fuga', baseado em caso real de idoso que fugiu de asilo com a mulher, traz um Michael Caine 'luminoso'; leia a crítica

Jun 27, 2024 IDOPRESS
Filme \'A grande fuga\' é o último antes da aposentadoria do veterano Michael Caine,de 91 anos — Foto: Divulgação

Filme 'A grande fuga' é o último antes da aposentadoria do veterano Michael Caine,de 91 anos — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 03:30

Em A Grande Fuga: Idoso foge de asilo para homenagear companheiro de guerra

Em A grande fuga,baseado em caso real,um idoso foge de um asilo na Inglaterra para homenagear companheiro de guerra na Normandia. Filme destaca atuações de Michael Caine e Glenda Jackson.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Na manhã do dia 6 de junho de 2014,um octogenário conseguiu sair despercebido da casa de repouso onde residia com sua esposa,em East Sussex,na Inglaterra,para fazer uma longa e penosa (para sua idade) viagem — um táxi,um trem e uma balsa — a Portsmouth,na costa da França. Bernard Jordan queria se juntar às fileiras de centenas de veteranos da Segunda Guerra que se preparavam para comemorar o 70º aniversário do Dia D nas praias da Normandia. Mas,além das medalhas de mérito sob o casaco,Bernie’ também carregava o desejo de cumprir uma promessa a um jovem companheiro de batalha morto naquelas praias. “A grande fuga”,do diretor Oliver Parker,navega entre esses dois polos,o patriotismo e o sentimentalismo,para descrever a façanha do velho soldado assombrado por memórias do passado,que ganhou as manchetes da imprensa na época do seu feito.

Fique por dentro: siga o perfil do Rio Show no Instagram (@rioshowoglobo),assine a newsletter semanal e entre no canal do WhatsApp para saber tudo sobre a programação da cidadeIngressos à venda: 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' volta aos cinemas no próximo sábado (29)

No centro da trama,no entanto,podemos encontrar uma espécie de estudo de personagem —ou melhor,personagens — interpretados por dois atores luminosos: Michael Caine e Glenda Jackson (falecida ano passado). Caine confere dignidade a Bernie,um homem que aparentemente viveu a vida inteira com um enorme sentimento de culpa no peito,devidamente capturado por longos closes de seu olhar perdido no horizonte.

Como Irene,sua esposa,Glenda é a doçura e o companheirismo em pessoa,perdida entre as lembranças da juventude desempacotada de caixas de fotos antigas,ou nas amigáveis interações com os funcionários do asilo. Dois personagens presos a suas memórias,recriados em filme que privilegia os aspectos mais confortáveis e agradáveis por trás da louca escapada de Bernie Jordan,o herói de guerra esquecido que virou uma celebridade acidental.

Bonequinho olha.