Agora é possível proteger as conversas do WhatsApp — Foto: Brent Lewin/Bloomberg
GERADO EM: 19/08/2024 - 05:53
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O serviço de mensagens instantâneas WhatsApp é um dos canais de comunicação mais utilizados no mundo pelos usuários para inúmeras conversas no dia a dia. Portanto,perder o acesso à conta representa um enorme transtorno.
Conversa por voz,vídeo e troca de mensagens: para que o brasileiro mais usa a internetVeja as novas funções: iPhone ganha nova calculadora,com escrita manual e geração de gráficos
Portanto,qualquer pessoa que tenha perdido o acesso à sua conta do WhatsApp,seja por roubo do celular ou por ter sido vítima de golpe e invasão de conta,pode recuperá-la seguindo uma série de passos que permitem solucionar esta dificuldade.
WhatsApp — Foto: Pixabay
Uma das primeiras alternativas para resolver este problema é desinstalar e reinstalar o aplicativo Meta. Ao fazer isso,eles devem cadastrar seu número de telefone e,em seguida,o aplicativo envia um código de seis dígitos por meio de mensagem SMS ou ligação telefônica.Então use esse código para cadastro,quem tentou usar a conta será automaticamente desconectado,pois o WhatsApp só permite cadastro com um número de telefone por vez.Caso uma conta seja roubada,o usuário original não conseguirá acessar suas conversas. Porém,não será necessário criar uma nova conta,embora seja necessário enviar um e-mail para [email protected] para que o suporte oficial do aplicativo desative a conta.Caso o acesso à conta seja perdido por roubo ou extravio do celular,será necessário entrar em contato com a operadora de telefonia para bloquear o cartão SIM e solicitar um novo com o mesmo número de telefone. Em seguida,cadastre o número no WhatsApp,junto com o código de seis dígitos que chega por SMS.
WhatsApp: imagem do aplicativo de mensagens — Foto: AFP
Em um chat,quando uma mensagem é excluída,o aplicativo Meta deixa rastros dessa ação com uma mensagem que diz: “Você excluiu esta mensagem”. Esse texto aparece nos dois lados da conversa: nos celulares do remetente e do destinatário,embora o WhatsApp não mostre a mensagem excluída. Com truques específicos,às vezes arriscados,é possível acessar informações. Para fazer isso,você deve escolher uma destas ações:
A primeira alternativa é desinstalar e reinstalar o aplicativo,pois este procedimento,em alguns casos,permite recuperar mensagens excluídas.Outra opção é usar a lixeira do WhatsApp do celular ou revisar o histórico de notificações.Uma terceira forma de recuperar mensagens excluídas é destinada a quem fez cópias de segurança no Google Drive. Essa possibilidade às vezes permite restaurar chats antigos no seu celular.Caso o resultado esperado não seja alcançado,é possível instalar,com o risco de segurança informática que isso acarreta,uma das aplicações criadas para o efeito: como o WAMR,disponível para Android e iOS,ou o WhatsRemoved+,que recolhe todas as mensagens do WhatsApp,desde que gerem uma notificação.