Neymar saiu lesionado na última vez em que vestiu a camisa da seleção brasileira — Foto: Vitor Silva/CBF
GERADO EM: 20/11/2024 - 04:38
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A cada partida da seleção sem convencer,o clamor popular pelo retorno de Neymar cresce. O atacante só não esteve na última convocação porque a comissão técnica havia entendido que ele precisava de mais tempo de jogo no Al-Hilal após um ano parado. No entanto,a volta nos jogos de março,pelas Eliminatórias,já não é mais tão certa assim.
Brasil x Uruguai: dificuldade da seleção em deixar de ser promissora para ser convincente justifica vaias; leia a análiseR$ 600: Ingressos caros deixam setor vazio em jogo da seleção brasileira na Fonte Nova
Após o atacante sofrer uma nova lesão,desta vez uma ruptura no tendão da coxa esquerda,Dorival o técnico Dorival Júnior preferiu não dar prazos. Disse que a convocação de Neymar pode ocorrer para os jogos de março ou para os da data Fifa seguinte,em junho.
— Nunca escondi a admiração,respeito e carinho que tenho por um atleta que foi meu atleta lá atrás. Todos nós sabemos as condições que ele possui. A expectativa pelo retorno dele é muito grande. E eu gostaria que ele voltasse à equipe num momento que esse time pudesse dar um respaldo a ele para que,aí sim,ele pudesse complementar todo esse processo. Espero que isso volte a acontecer em março,ou na convocação seguinte. Não sei. Vai depender naturalmente dele,da sua total recuperação. É tudo que queremos ver ele em totais condições para que possa desenvolver o melhor dele aqui dentro.
Neymar tem previsão de ficar entre quatro e seis semanas fora. Com isso,é provável que só volte a jogar pelo Al-Hilal em 2025. Para Dorival,a boa notícia é que a seleção está próxima de só depender da volta do atacante para deslanchar.
- Não tenho dúvidas de que,com o Neymar,o desempenho da seleção será ainda melhor. Estamos começando a buscar uma condição em que ele possa chegar e complementar esse processo. Acho que,lá atrás,seria muito cedo ainda imaginar uma volta. Logicamente que se ele estivesse em condições,já estaria acelerando esse processo para nós. Mas acredito que vá ocorrer no momento certo e da maneira que nós imaginamos.
A última partida de Neymar pela seleção foi justamente contra o Uruguai,em outubro de 2023,também pelas Eliminatórias. Na ocasião,o atleta sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Ele retornou aos gramados em 21 de outubro,quando atuou por 13 minutos na vitória do Al-Hilal sobre o Al Ain. A 11 dias da convocação para os jogos contra Venezuela e Uruguai,
— Acertamos em não chamá-lo na última convocação. Até pelo o que aconteceu depois,a lesão dele. Tivemos muita cautela e segurança,porque estávamos monitorando a situação. Tivemos uma atitude correta. Primeiro,que ele resgate as sua melhor condições no clube para que depois possa ser um jogador muito importante aqui dentro. Até porque ele é fundamental,sim. Não tenho dúvidas que o crescimento continuará acontecendo com ele na equipe.