Comboio do Exército mexicano patrulha ruas afetadas por inundações em Veracruz,México — Foto: VICTORIA RAZO / AFP
GERADO EM: 22/10/2024 - 02:05
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Mais de 40 municípios isolados,estradas inundadas e milhares de residências alagadas. Esse é o registro da situação no estado mexicano de Veracruz (Leste) devido às chuvas ocasionadas por uma frente fria,e após a passagem da tempestade tropical Nadine.
Furacão deixa seis mortos em Cuba e restabelecimento de energia continuaInfluencer se arrisca durante furacão Milton em troca de likes
A Secretaria Estadual de Proteção Civil informou que 43 comunidades da região estão isoladas,enquanto cerca de 2.500 casas foram inundadas,principalmente nas cidades de Minatitlán e Coatzacoalcos,no Sul do estado.
A emergência climática,que afeta Veracruz desde o último fim de semana,forçou o governo local a suspender as aulas escolares nos municípios afetados nessa segunda-feira e a prolongar a medida também para esta terça-feira.
O governo estadual determinou a mobilização de planos de emergência liderados pelo exército,pela marinha e pela Guarda Nacional para "auxiliar a população em 32 municípios com maiores danos,especialmente na região Sul",declarou a Proteção Civil em suas redes sociais.
Durante o fim de semana,os remanescentes da tempestade Nadine deixaram pelo menos duas pessoas mortas no estado de Chiapas (Sul) devido às intensas chuvas,informaram as autoridades no domingo.
Entenda: Qual a diferença de furacão,tornado e tufão? Qual é o mais forte?
O México,com longas costas no Pacífico e no Atlântico,sofreu os efeitos de pelo menos quatro tempestades durante a atual temporada de furacões,que ocorre anualmente entre maio e novembro.
Os efeitos da passagem desses fenômenos naturais também se combinam com a chegada de frentes frias provenientes do Norte do continente.