Edição de 2022 da bicicletada Pedala JPA,que terá nova edição neste domingo — Foto: Divulgação
GERADO EM: 18/09/2024 - 05:04
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A chuva fina que caía em Jacarepaguá não desanimou os participantes da bicicletada pelo Dia Mundial sem Carro realizada em setembro de 2022,com organização da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf). Cerca de cem ciclistas,entre moradores comprometidos com a causa e integrantes de ONGs e outros movimentos sociais,circularam animadamente sobre duas rodas pelas ruas da região. Este ano,após um hiato em 2023,a bicicletada,batizada de Pedala JPA,volta a ser realizada,e a disposição do grupo promete ser a mesma. A Amaf convida todos os amantes da bicicleta e militantes por um trânsito mais seguro a participarem da nova edição do evento,no dia 22,o próximo domingo.
Além da Amaf,organizam o evento RollerTour RJ e Jacarepaguá Bike Clube. O objetivo é reivindicar mais segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para o lazer,sobretudo com a expansão da malha cicloviária. Os participantes farão um passeio leve por ruas da Freguesia e do Anil. A rota começará pela Praça Professora Camisão,com concentração a partir das 8h30. A seguir,o grupo fará o seguinte trajeto: Estrada de Jacarepaguá (até a esquina com a Estrada do Engenho D’Água); retorno pela pista oposta até a Praça Jorge da Costa Pinto; Rua Tirol; Rua Comandante Rubens Silva; e Estrada dos Três Rios; com retorno à Praça Professora Camisão. A partida está prevista para as 9h,com apoio da CET-Rio no trajeto e de agentes do 18° Batalhão (Jacarepaguá) na segurança,e o percurso deverá levar entre 30 minutos e uma hora.
Os organizadores salientam que a bicicletada não terá caráter político: a ideia é chamar a atenção de ciclistas,patinadores e pedestres de todas as regiões,além,claro,de pressionar as autoridades para que continuem investindo em faixas para bikes.
— Esta é uma manifestação de reivindicação por mais ciclovias na região,apoiando o Plano de Expansão Cicloviária já assinado pelo prefeito Eduardo Paes mas com a expressão da demanda de que ele seja efetivamente feito — diz Sidney Teixeira Junior,diretor da Amaf,referindo-se ao documento que estabelece diretrizes para a extensão da malha cicloviária em toda a cidade. — No momento,temos uma crítica apenas à baixa velocidade da expansão,discrepante da promessa que a prefeitura fez na cerimônia de lançamento do plano,de cobrir 100% das estações de transporte de média e alta capacidade da cidade até o fim de 2024. Apesar dessa frustração,salientamos que somos a favor do plano de acordo com o traçado proposto.
Um dos pilares do Plano de Expansão Cicloviária é a implantação de uma rede estruturante,que permita a conexão por meio de bicicletas entre os bairros e até as estações de BRT,VLT,trens,barcas e metrô. Em Jacarepaguá,entram nesta rede vias como as avenidas Geremário Dantas,Engenheiro Souza Filho,Nelson Cardoso e Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes,as estradas de Jacarepaguá,do Itanhangá,Bandeirantes,do Pau-Ferro,do Engenho D’Água,do Tindiba e dos Três Rios e as ruas Candido Benício e André Rocha.
A divulgação do Pedala JPA está concentrada no perfil de Instagram @pedalajpa e nas redes sociais dos organizadores.