De acordo com a nota da APS -- Administração dos Portos de Sines e do Algarve,a infraestrutura "encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada,destacando-se a carga contentorizada,com um crescimento homólogo de 25%,a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEUs",medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.
Segundo a entidade,"o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI reclama para si 50% do volume total de carga do porto,seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos com 43%".
Por sua vez,o Terminal Multipurpose,"que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão" registou um "crescimento de 74%,face ao mesmo período de 2023,correspondendo a 303.000 toneladas". Este terminal tem movimentado cargas como "minério de ferro,diferentes cargas de projeto,gesso,ureia ou granulado de madeira",disse a APS.
As exportações cresceram 7% em termos homólogos,indicou ainda.
"Espera-se que 2024 seja um ano de franco crescimento no porto de Sines,principalmente ao nível da carga contentorizada" onde se prevê que "registe a marca dos 2 milhões de TEUs",rematou.