Obra 'O forró dos bichos',de J. Borges,exposta no Museu do Pontal,na Barra — Foto: Divulgação
GERADO EM: 27/06/2024 - 03:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Um dos mais importantes nomes da xilogravura e do cordel brasileiro,o pernambucano J. Borges,de 88 anos,reúne mais de 200 obras de 12 coleções em sua nova exposição,que chega ao Museu do Pontal,na Barra,no sábado (29),com uma grande festa junina.
Fique por dentro: siga o Rio Show no Instagram (@rioshowoglobo),assine a newsletter semanal e entre no canal do WhatsAppAnna Bella Geiger: aos 91 anos,artista está em cartaz com obras da juventude
“J. Borges — O sol do sertão”,que fica em cartaz até março de 2025,promove um passeio pelas seis décadas de carreira do artista,organizado pelos curadores Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque . Na seleção,que inclui peças nunca expostas,há xilogravuras — entre elas,“Jesus,Maria e José. A Sagrada Família”,dada de presente ao Papa Francisco,em 2023” —,matrizes,cordéis e vídeos cujas temáticas se debruçam sobre a cultura popular e o Nordeste,onde o artista nasceu,foi criado e vive até hoje.
— Fazer uma exposição no Rio de Janeiro,para mim,é uma grande alegria,um momento raro na minha vida — comemora o xilógrafo,que já teve sua obra exposta em diversos países.
O xilógrafo pernambucano J. Borges,aos 88 anos — Foto: Divulgação/Lucas Van de Beuque
O curador Lucas Van de Beuque,que desenvolveu ao lado de Angela Mascelani um trabalho de pesquisa junto a colecionadores ao longo de quase um ano,explica que o projeto ocupa toda a estrutura do museu,com cinco espaços expositivos distintos.
— A exposição é um mergulho no sertão nordestino,desde os primeiros trabalhos,em 1960,até as obras mais atuais,de 2024,que contam a história pessoal de uma das maiores referências visuais que temos no Brasil e também de sua identidade artística.
Onde: Museu do Pontal. Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes 3.300,Barra. Quando: Qui a dom,das 10h às 18h. Abertura sábado (29). Até março de 2025. Quanto: Grátis.