Presidente Lula na reunião do G20 — Foto: Luis ROBAYO / AFP
GERADO EM: 17/11/2024 - 21:25
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 20h deste domingo no hotel em que está hospedado na Zona Sul do Rio de Janeiro. As reuniões bilaterais que Lula teria no Forte de Copacabana com os presidentes da França,Emmanuel Macron,e da Bolívia,Luis Arce,não foram realizadas por causa do horário avançado,segundo a Presidência da República. A reunião com o Macron será realizada nesta segunda-feira,em horário ainda não divulgado. Ainda não há informações sobre quando acontecerá a bilateral com Arce.
Entenda: Guerra na Ucrânia e conflito em Gaza dificultam consensos na cúpula de líderes do G20 no RioSaiba mais: Novo ataque russo à Ucrânia faz países tentarem reabrir discussão sobre documento final do G20
Ao longo deste domingo,Lula participou de evento do Urban 20 (U20),iniciativa do G20 ligada às cidades,e de nove reuniões bilaterais com chefes de Estado.
As duas últimas foram,respectivamente,com os presidentes da Turquia,Recep Tayyip Erdoğan,e do Egito,Abdel Fattah El-Sisi.
Erdogan,segundo a Presidência da República,propôs “parcerias nas áreas de aviação civil e defesa e também nos setores de construção e energia”,inclusive em projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente da Turquia “sugeriu a criação de um alto conselho para aprofundar a relação entre os dois países”.
Bastidores do G20:Argentina não quer apoiar declaração sobre guerra sem condenação à Rússia
A Presidência ainda não divulgou mais informações sobre a reunião com o presidente do Egito.
Na segunda-feira,terão início as reuniões de cúpula do G20,no Museu de Arte Moderna (MAM),no Rio de Janeiro.