Contate-nos
ENCOGUNHAR NOTÍCIAS

Caso Anic: veja cinco perguntas que poderão ser respondidas com a reconstituição da morte da advogada

Oct 23, 2024 IDOPRESS
Lourival Correa Netto Fadiga no momento da prisão,e Anic de Almeida Peixoto Herdy — Foto: Reprodução

Lourival Correa Netto Fadiga no momento da prisão,e Anic de Almeida Peixoto Herdy — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/10/2024 - 04:30

Reconstituição da morte de advogada esclarece mistérios no caso do motel de Itaipava.

A reconstituição da morte da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy visa esclarecer perguntas cruciais do caso,como local e hora do assassinato. A simulação no motel de Itaipava envolve o assassino confesso e busca desvendar detalhes como a causa da morte e como o corpo foi removido sem ser notado. A investigação revela novos elementos,como objetos da vítima encontrados na casa do suspeito,e a participação de outros envolvidos,incluindo a ex-namorada do técnico de informática.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Programada para ocorrer,nesta quarta-feira,em um motel de Itaipava,no município de Petrópolis,na Região Serrana,a reprodução simulada da morte da advogada e estudante de Psicologia Anic de Almeida Peixoto Herdy,de 55 anos,vai mobilizar policiais responsáveis pela investigação do caso e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Assassino confesso de Anic,o técnico de informática Lourival Correa Netto Fatica,que era amigo da família da vítima e está preso desde março último,vai participar da simulação.

Caso Anic: advogada diz que policiais encontraram jaqueta e peça íntima da vítima na casa do assassino confessoCaso Anic: Polícia encontra corpo que seria de advogada,sepultado e concretado na garagem da casa do principal suspeito

Espécie de exame pericial,a reprodução simulada pode ajudar a responder questões que ainda precisam ser esclarecidas na investigação. Abaixo,cinco pontos que ainda precisam ser respondidos:

Onde Anic morreu? Segundo a defesa de Lourival,a morte aconteceu no interior de uma suíte de um motel,em Itaipava. A polícia ainda não confirma se o assassinato ocorreu no motel ou em outro lugar.

Em que suíte ocorreu o assassinato? Em seu depoimento,Lourival disse que o crime aconteceu no interior de uma determinada suíte. No entanto,os registros de consumo do casal no estabelecimento,encontrados por policiais,apontam que os dois estiveram em outro apartamento do mesmo tipo.

Qual foi a hora da morte? A Polícia Civil ainda aguarda o resultado do exame cadavérico para saber o provável horário que o assassinato aconteceu. Segundo Lourival,o crime aconteceu cerca de uma hora após a chegada ao motel,no início da tarde de 29 de fevereiro de 2024.

Como Anic foi assassinada? Em seu depoimento na 2ª Vara Criminal de Petrópolis,quando confessou o crime,Lourival disse que a vítima morreu após levar um soco na traqueia. Já informações preliminares recebidas pela polícia revelam que Anic morreu por asfixia mecânica. Um fitilho de plástico foi encontrado amarrado no pescoço da vítima.

Como o corpo foi retirado do motel sem que ninguém percebesse? Lourival alega que enrolou o corpo de Anic em um lençol e o transportou de carro para a casa de Teresópolis,onde foi sepultado e concretado.  Como a saída ocorreu sem que ninguém percebesse a morte ou a falta de Anic?

Anic de Almeida Peixoto Herdy foi vista com vida pela última vez no dia 29 de fevereiro de 2024. Na ocasião,ela saiu a pé de um shopping,em Petrópolis. Segundo a polícia,pouco depois ela teria entrado em um carro dirigido por Lourival,com quem supostamente tinha um relacionamento,conforme o depoimento de uma testemunha. O casal foi para um motel de Itaipava. Pouco depois,o corpo de Anic foi levado para uma casa onde o técnico de informática morava,em Teresópolis. Lá,o cadáver foi concretado e sepultado em pé,numa sapata de uma garagem da residência.

Jaqueta usada por Anic é apreendida no biuraco onde Anic foi sepultada na garagem da casa de Lourival,assassino confesso da advogada — Foto: Reprodução

Mais de oito horas após Anic ter sido vista pela última vez,o professor e empresário Benjamim Cordeiro Herdy,de 78,com quem Anic era casada,recebeu uma mensagem em seu telefone. No texto,uma pessoa dizia estar com a advogada em seu poder e exigia R$ 4,6 milhões para libertar a vítima. Uma parte do resgate foi depositada em 40 contas de doleiros,indicadas por Lourival. O restante foi entregue em dinheiro no dia 11 de março. Apesar disto,a advogada e estudante de Psicologia jamais retornou para casa.

Saiba mais sobre o caso: técnico de informática cavou sepultura de advogada antes de executar vítima,diz defesa de suspeito

No dia 14 de março,a família de Anic registrou o caso na 105ª DP. Dias depois,Lourival foi preso. Além dele também está presa Rebecca Azevedo dos Santos. Ex-namorada do técnico de informática,ela é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ter contribuído para o técnico de informática executar o crime. A defesa dela nega a acusação e diz que o próprio Lourival afirmou ter agido sozinho.  

Caso Anic: Filhos de assassino confesso de advogada têm prisão revogada,afirma defesa

Nesta segunda-feira,policiais estiveram pela segunda vez na garagem da casa onde o corpo de Anic foi desenterrado. Ao escavar o local novamente,os agentes encontraram alguns objetos usados pela vítima. Entre eles,uma jaqueta,parte de um telefone,uma venda e uma peça íntima.