Contate-nos
ENCOGUNHAR NOTÍCIAS

Na ONU, representante da Coreia do Norte nega envio de tropas à Rússia

Oct 22, 2024 IDOPRESS
Kim Jong-un,líder da Coreia do Norte,inspeciona tropas em Pyongyang — Foto: KCNA VIA KNS / AFP RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você

Kim Jong-un,líder da Coreia do Norte,inspeciona tropas em Pyongyang — Foto: KCNA VIA KNS / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/10/2024 - 02:47

Representante da Coreia do Norte nega envio de tropas à Rússia: "rumores infundados"

Representante da Coreia do Norte na ONU nega envio de tropas à Rússia para apoiar guerra na Ucrânia,chamando acusação de "rumores infundados". Inteligência sul-coreana afirmou que 1.500 soldados norte-coreanos estariam prontos para combater na região,enquanto a imprensa estatal norte-coreana e a Rússia não confirmaram a informação. Otan e Estados Unidos expressaram preocupação com possível escalada do conflito. Coreia do Sul considera enviar equipe à Ucrânia para monitorar as forças norte-coreanas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Um representante da Coreia do Norte na ONU negou,nessa segunda-feira,que seu país tenha enviado soldados à Rússia para apoiar a guerra de Moscou contra a Ucrânia,e classificou a denúncia sul-coreana sobre o assunto como "rumores infundados".

Coreia do Norte mobiliza milhares de soldados para ajudar Rússia na Ucrânia,diz Inteligência sul-coreanaSaiba mais sobre as forças norte-coreanas que devem atuar na fronteira da Rússia com Ucrânia

"Quanto à suposta cooperação militar com a Rússia,minha delegação não sente nenhuma necessidade de comentar tais rumores infundados e estereotipados",declarou o representante durante uma reunião de comitê na Assembleia Geral da ONU.

Coreia do Sul exige retirada imediata de militares norte-coreanos da Ucrânia

A agência de espionagem sul-coreana afirmou na sexta-feira que Pyongyang havia enviado tropas em "larga escala" para apoiar seu aliado Moscou,e que 1.500 membros de suas forças especiais já estavam treinando no Extremo Oriente russo e prontos para combater na Ucrânia.

A denúncia de Seul "busca manchar a imagem da RPDC (Coreia do Norte) e minar as relações legítimas,amistosas e de cooperação entre dois estados soberanos",acrescentou o representante norte-coreano,em Nova York.

A imprensa estatal norte-coreana não se pronunciou sobre o suposto envio de tropas,e a Rússia não o confirmou.

Parceria sob sanções: como arsenais da Coreia do Norte estão ajudando a Rússia na guerra contra a Ucrânia

A Otan e os Estados Unidos também não confirmaram a informação,embora tenham indicado que isso seria uma perigosa escalada no conflito ucraniano.

Os Estados Unidos e seus aliados expressaram preocupação com o envio de armas norte-coreanas para a Rússia,que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A agência sul-coreana Yonhap informou nesta terça-feira que Seul está considerando enviar uma equipe à Ucrânia para monitorar as forças norte-coreanas enviadas para a guerra,citando uma fonte governamental.

Yonhap também relatou que uma conta pró-Rússia no Telegram publicou uma foto com as bandeiras russa e norte-coreana lado a lado em um campo de batalha na Ucrânia.