Contate-nos
ENCOGUNHAR NOTÍCIAS

Inauguração de roteiro turístico no Pavão-Pavãozinho foi cancelada por causa de incêndio em vegetação

Aug 8, 2024 IDOPRESS
Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução A inauguração da Rota dos Mirantes da Zona Sul,que aconteceria nesta quarta-feira,em um restaurante no Pa

Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução

A inauguração da Rota dos Mirantes da Zona Sul,que aconteceria nesta quarta-feira,em um restaurante no Pavão-Pavãozinho,precisou ser adiada após um incêndio atingir a vegetação do morro. O lugar que sediaria o evento é o Bar do Jardim,no topo da comunidade,que fechou por volta de 13h,quando começou o primeiro foco de fogo. O bar é um dos estabelecimentos que fazem parte de um roteiro turístico de mirantes em comunidades do Rio,um projeto do Governo do Estado. Ao menos quatro casas foram atingidas e três pessoas passaram mal por inalação de fumaça.

Crime: Turista chileno sofre extorsão e compra bebida por R$ 5 mil em CopacabanaDificuldade de acesso:moradores de Copacabana pedem mais rampas para chegar à praia

O vice-presidente da Associação de Moradores do PPG,Sávio Firmino,lamentou o ocorrido e disse que espera retomar as atividades em breve.

— É uma pena. A gente ia fazer um evento para anunciar o Jardim do Céu como ponto turístico da rota,mas aconteceu o incêndio e estamos passando por essa tristeza. O espaço era um lixão e se tornou um barzinho,com vários materiais reciclados. Virou um ponto muito maneiro. Temos a esperança retomar o projeto aqui no PPG — disse Sávio.

Anúncio do lançamento da Rota dos Mirantes da Zona Sul,no Bar do Jardim,no Pavão-Pavãozinho — Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar os quatro focos de incêndio,após cinco horas de combate às chamas. O fogo atingiu uma área de mata no alto do Pavão-Pavãozinho e também no Cantagalo,na Zona Sul do Rio. Por ser uma área de difícil acesso,as equipes tiveram dificuldades para debelar o fogo. Uma escada Magirus teve que ser usada para auxiliar o trabalho dos bombeiros. Da Avenida Atlântica dava para ver a fumaça na encosta.

Pelo menos quatro casas no alto da comunidade foram atingidas. Dois moradores e um bombeiro passaram mal por inalarem fumaça e precisaram de atendimento da equipe da secretaria municipal de Saúde. O acesso ao túnel Sá Freire pela Rua Barata Ribeiro na altura da Rua Miguel Lemos já foi liberado.

Infográfico — Foto: Editoria de Arte

O fogo começou na parte alta do morro,conhecida como Vietnã. O local de difícil acesso dificultou o trabalho das equipes. A fumaça tomou conta das vielas e invadiu as casas. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o incêndio visto de diferentes ângulos,incluindo a praia. As chamas se alastraram rapidamente e atingiram também uma área na parte de trás da montanha que dá acesso ao Cantagalo.

Um morador sofreu uma crise convulsiva provocada pela inalação de fumaça. Ele foi atendido pela equipe da secretaria municipal de Saúde e os bombeiros e encaminhado para Hospital Miguel Couto,na Gávea. Outro morador e um bombeiro também passaram mal por conta da fumaça.

Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo

1 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução

2 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução

Pular

X de 7


Publicidade 7 fotos

3 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução

4 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Reprodução

Pular

X de 7


Publicidade

5 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Camila Araújo/Agência O Globo

6 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Camila Araújo/Agência O Globo

Pular

X de 7


Publicidade

7 de 7


Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Camila Araújo/Agência O Globo

Imagens nas redes sociais mostram fumaça e pedras rolando; bombeiros enfrentam dificuldades em área de difícil acesso

De acordo com o presidente da associação de moradores de Copacabana,Horácio Magalhães,dava para ver pedras caindo da encosta numa área que dá para a Rua Barata Ribeiro.

— Acima do túnel que existe ali (Sá Freire Alvim) está o Santuário de Nossa Senhora das Graças — diz Magalhães. — O local afetado é de difícil acesso,o que tem dificultado o trabalho dos bombeiros e dos agentes da prefeitura,que estão empenhados em controlar as chamas e garantir a segurança da comunidade. As equipes continuam no local,monitorando a situação e trabalhando para conter o incêndio e prevenir novos riscos.

Fumaça provocada por incêndio na mata do complexo Cantagalo-Pavão-Pavãozinho vista da Rua Barata Ribeiro,em Copacabana,próximo da esquina com a Rua Djalma Ulrich — Foto: Foto do leitor

Ali perto,moradores de um prédio na Rua Djalma Ulrich pediram ajuda dos bombeiros para controlar o fogo na vegetação,que fica na parte lateral do prédio.

— O fogo está descendo na mata,em direção ao condomínio. A gente está com medo de que chegue no prédio,estamos preocupados — disse Amanda Gomes,de 45 anos.

Do alto do morro,em meio a muita fumaça,moradores usaram baldes com água para tentar apagar as chamas de cima das lajes. Um apelo foi feito numa rede social para que moradores deem água para o agentes beberem devido ao calor.

Incêndio no Pavão-Pavãozinho provoca queda de pedaços de rocha e densa fumaça

O incêndio assustou moradores e pedestres que passavam pela região. Segundo a estudante Lívia Oliveira,de 26 anos,a fumaça tomou conta do Túnel Sá Freire Alvim.

— Eu estava passando na Raul Pompéia e senti um cheiro muito forte. A rua estava toda enfumaçada,inclusive o próprio túnel. As pessoas que passavam ficaram preocupadas porque algumas nem sabiam direito de onde vinha o fogo.

Segundo a subprefeitura de Copacabana,ao menos quatro casas da localidade conhecida como Vietnã,foram atingidas pelo incêndio,mas não há feridos. Equipes da Defesa Civil estão no local.

Incêndio atinge vegetação entre o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo — Foto: Camila Araújo/Agência O Globo

No X,usuários também lamentaram o ocorrido. "Espero que esse fogo não atinja nenhuma casa",escreveu uma internauta. "O cheiro está chegando até na General Osório,então imagina lá em cima",publicou outra. "Copacabana não tem um dia de paz",lamentou uma terceira.

Apesar de haver muito lixo pegando fogo no local,ainda não se sabe o que causou o incêndio. Em nota,a Comlurb informou que as comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo contam com coleta duas vezes ao dia. Em março,um ecoponto foi instalado para atender as três comunidades,com uma caixa compactadora para recebimento de lixo domiciliar e outra para entulho,galhadas e bens invisíveis. O órgão informou ainda que as encostas das comunidades recebem mensalmente o serviço dos garis alpinistas,que usam técnica de rapel na limpeza de áreas complexas.

Relembre outros casos

Em 2020,um outro incêndio no Pavão-Pavãozinho,na noite de Natal,assustou a comunidade e moradores dos arredores. O fogo foi provocado pela explosão de um botijão de gás em um estabelecimento comercial levou cerca de três horas para ser controlado.

Em julho de 2011,os bombeiros foram acionados para conter um incêndio na vegetação no Morro Pavão-Pavãozinho.