O relatório é elaborado pela Magna,unidade de 'intelligence' do grupo IPG Mediabrands que fornece dados e análises que apoiam as estratégias de investimento das equipas das agências e clientes,que garantem uma vantagem competitiva no mercado,segundo a empresa.
De acordo com as previsões da IPG Mediabrands,"o mercado global publicitário em 2024 deverá registar um aumento de 10% relativamente a 2023,e atingir cerca de 927 mil milhões de dólares,impulsionado pela estabilidade da economia e o seu desenvolvimento mais forte em mercados como a Espanha (14%),Índia e Reino Unido (ambos com 12%),França e EUA (ambos com 11%)".
A Alemanha e a China "enfrentam um abrandamento económico com impacto no ritmo de crescimento publicitário mais lento (8%)",estima.
Nos EUA,o mercado publicitário deverá crescer "cerca de 10,7% este ano,para um máximo histórico de 374 mil milhões de dólares [345 mil milhões de euros]".
Este aumento beneficia "desproporcionalmente os 'players' digitais puros (+13,5%) para 263 mil milhões de dólares [242 mil milhões de euros],com as receitas de publicidade nos segmentos de 'search' e 'trade' a crescer 13%,e aumentos de 16% em social media e vídeos de curto formato para as redes sociais".
O Out-Of-Home - OOH "continua a mostrar resultados orgânicos significativos de crescimento (+7%) para 35 mil milhões de dólares [32 mil milhões de dólares],impulsionado pelos 'outdoors' digitais que representam quase 40% do investimento publicitário".
Em termos globais,"os investimentos em publicidade foram mais fortes do que o esperado,relativamente ao previsto pela Magna no último relatório de dezembro,observando-se crescimento em todos os segmentos de media,incluindo os media tradicionais".
Os eventos cíclicos de 2024 (UEFA,Jogos Olímpicos de Paris,Copa América,eleições gerais,entre outros acontecimentos) "vão proporcionar um crescimento adicional de 1,3% à economia global,impulsionando os investimentos publicitários",conclui.
O mercado publicitário português deverá crescer cerca de 10% este ano,estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.