Contate-nos
ENCOGUNHAR NOTÍCIAS

'Matador de planetas': Asteroide do tamanho do Everest vai passar próxima da Terra hoje; veja como assistir

Jun 27, 2024 IDOPRESS
Foto ilustrativa de um asteroide se aproximando da Terra — Foto: Reprodução RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você

Foto ilustrativa de um asteroide se aproximando da Terra — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 04:00

Asteroide 2011 UL21: Aproximação da Terra

Asteroide do tamanho do Everest,conhecido como 2011 UL21,fará aproximação da Terra hoje. Com potencial de danos continentais,será possível assistir ao vivo sua passagem através do Virtual Telescope Project.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Um enorme asteroide conhecido como 2011 UL21 fará uma aproximação muito próxima da Terra nesta quinta-feira,enquanto viaja pelo Espaço a cerca de 93.000 km/h. O objeto estelar tem o tamanho aproximado do Everest,e é classificado como “potencialmente perigoso”. Esse é um dos maiores asteroides a passar perto da Terra em mais de um século.

Leia mais: Óvni misterioso em formato de aro é flagrado na Venezuela; veja vídeo'Água-viva espacial': vídeo mostra o momento em que foguete cria efeito visual sobre festival na Califórnia; entenda

O UL21 completa uma órbita ao redor da nossa estrela a cada três anos e tem entre 1,7 e 3,9 quilômetros de largura,tornando-o maior que 99% dos asteroides próximos da Terra conhecidos. Embora a escala de um potencial impacto seja muito menor do que a rocha que dizimou os dinossauros,esse asteroide poderia causar danos em escala continental.

Trajetória do asteroide — Foto: Reprodução

O asteroide passará a cerca de 6,6 milhões de quilômetros da Terra,a sua maior proximidade em pelo menos 110 anos. Será possível acompanhar a passagem do objeto ao vivo,através de uma transmissão do Virtual Telescope Project,que começará às 16h (horário de Brasília).

No céu noturno,deverá ser possível ver a rocha com a ajuda de um bom telescópio. Segundo simulações da Nasa,uma aproximação tão próxima não se repetirá até 2089,quando o asteroide estará a 2,7 milhões de quilômetros da Terra.