Contate-nos
ENCOGUNHAR NOTÍCIAS

Incêndios na Grécia: 13 presos acusados de lançar fogos de artifício de um iate

Jun 24, 2024 IDOPRESS
13 pessoas foram presas na Grécia acusadas de serem responsáveis por um incêndio florestal — Foto: Reprodução

13 pessoas foram presas na Grécia acusadas de serem responsáveis por um incêndio florestal — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/06/2024 - 14:22

Prisões por incêndio criminoso na Grécia

Treze pessoas foram presas na Grécia acusadas de iniciar incêndio florestal após lançar fogos de artifício de um iate. O país se prepara para um verão difícil com risco alto de incêndios,após onda de calor no ano passado que causou 20 mortes. Medidas mais rigorosas foram adotadas para combater incêndios criminosos,com penas de até 20 anos de prisão e multa de 200 mil euros.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Treze pessoas foram presas na ilha de Hydra,na Grécia,acusadas de começar um incêndio florestal após lançar fogos de artifício de um iate nesta sexta-feira. O país europeu vem sendo devastado por uma série de incêndios florestais desde a última semana,que já causaram uma morte.

Vídeo: Correria,gritos e feridos: mais de 200 adolescentes se envolvem em briga generalizada em shopping na ArgentinaMundo animal: Mulher é atacada por lobos em zoológico e fica gravemente ferida,na França

Neste sábado,outro incêndio foi registrado na ilha de Andros,levando à evacuação de quatro vilarejos na região e mobilizando aviões e helicópteros para combater as chamas.

A Grécia endureceu as penas para incêndio criminoso. Agora,culpados podem enfrentar até 20 anos de prisão e uma multa de 200 mil euros (o que corresponde a cerca de R$ 1,1 milhão).

O país está se preparando para o que pode ser um verão difícil,com autoridades alertando que os ventos fortes e as altas temperaturas trazem um "risco muito alto" de incêndios florestais. Na semana passada,os termômetros chegaram a marcar acima de 44ºC em algumas regiões da Grécia,em uma forte onda de calor.

'Ato de pirataria': Filipinas divulgam imagens de marinheiros da China com machado,facas e paus durante confronto; veja vídeo

No ano passado,uma série de incêndios e 20 mortes foram registrados durante uma onda de calor de duas semanas na Grécia. Segundo a BBC,as queimadas em áreas florestais levaram à prisão de outras 79 pessoas em 2023.

O prefeito de Hydra expressou indignação com o episódio e prometeu ação legal contra os responsáveis. Ele também disse que as autoridades precisam criar mais zonas anti-incêndio e estradas através das florestas.

Tragédia: Marido de noiva morta em acidente receberá indenização milionária de motorista que estava alcoolizada nos Estados Unidos

Os bombeiros de Hydra afirmaram que o incêndio queimou a única floresta de pinheiros da ilha,em um local de difícil acesso,que não possui estrada. O socorro só pôde ser feito com o auxílio de uma embarcação marítima.

Segundo informações da BBC,os responsáveis pelo incêndio terão uma audiência com a promotoria grega neste domingo.