Cena de 'Ainda estou aqui' — Foto: Divulgação
GERADO EM: 09/12/2024 - 18:29
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
As indicações de Fernanda Torres e "Ainda estou aqui" ao Globo de Ouro de melhor atriz de filme de drama e melhor filme de língua não-inglesa,respectivamente,divulgadas na manhã desta segunda-feira,aumentaram a expectativa para possíveis indicações ao Oscar 2025. O longa de Walter Salles,adaptação de livro de Marcelo Rubens Paiva,foi selecionado para representar o país na disputa por uma vaga entre os concorrentes a melhor filme internacional.
Globo de Ouro 2025: veja lista de indicados'Ainda estou aqui' e 'A substância': Fernanda Torres e Demi Moore compartilham segundo lugar em prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles
Estar na lista do Globo de Ouro é mesmo um sinal de boas notícias no Oscar? É um indicativo animador,mas não o único — nem o mais importante. Principalmente no início desta década,quando a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood foi acusada de falta de representatividade em suas estruturas. Em 2022,nem houve transmissão ao vivo da premiação.
1 de 8
Eunice de Paiva e Fernanda Torres em cena no filme — Foto: Reprodução
2 de 8
Rubens Paiva e Selton Mello — Foto: Reprodução
Pular
X de 8
Publicidade 8 fotos
3 de 8
Marjorie interpreta Eliana,uma das filhas de Eunice. Na juventude,a personagem é vivida pela atriz Luiza Kosovski — Foto: Reprodução
4 de 8
Valentina Herszage é Vera,a Veroca,uma das filhas de Eunice na fase jovem. Mais velha,a personagem é interpretada por Maria Manoella — Foto: Reprodução
Pular
X de 8
Publicidade
5 de 8
Charles Fricks interpreta o deputado Fernando Gasparian,amigo da família — Foto: Arquivo O Globo - Reprodução
6 de 8
Daniel Dantas interpreta o jornalista e político Raul Ryff — Foto: Reprodução
Pular
X de 8
Publicidade
7 de 8
Camila Márdila interpreta a bailarina Dalal Achcar — Foto: Arquivo O Globo - Reprodução
8 de 8
Maeve Jinkings interpreta Dalva Gasparian,esposa de Fernando e fundadora da livraria Argumento,que teve importante papel durante a ditadura militar — Foto: Reprodução
Pular
X de 8
Publicidade .
— Durante muitos anos,o Globo de Ouro foi considerado o grande termômetro do Oscar,mas hoje essa função fica com os prêmios de sindicatos — diz o crítico de cinema e Bonequinho do GLOBO Marcelo Janot. — Mas não dá para ignorá-lo,e é muito bom ver “Ainda estou aqui” nele.
Os prêmios de sindicato são os chamados “Guild Awards”: há o Producers Guild of America,dos produtores; Directors Guild of America,dos diretores; Writers Guild of America,dos roteiristas; e o Screen Actors Guild,dos atores. Isso sem contar tantas outras premiações e listas de prestígio. A entrada de “Ainda estou aqui” no rol de melhores filmes internacionais do ano do National Board of Review,tradicional associação de críticos de Nova York,é um feito considerável. O Critics’ Choice de melhor atuação internacional dado a Fernanda por outra associação de críticos americana e canadense,em outubro,também animou. No domingo,mais uma conquista: ela compartilhou o segundo lugar com Demi Moore,de “A substância”,em prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles.
A entrega do Globo de Ouro acontece em Los Angeles,no dia 5 de janeiro. Os indicados ao Oscar 2025 serão conhecidos em 17 de janeiro.