Contate-nos
Notícias do hotel

Eclipse lunar: saiba como assistir a evento, visível em todo Brasil

Sep 17, 2024 IDOPRESS
Pessoas se reúnem para acompanhar o eclipse lunar — Foto: AFP RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você

Pessoas se reúnem para acompanhar o eclipse lunar — Foto: AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/09/2024 - 00:00

"Brasileiros poderão ver eclipse lunar parcial e superlua"

Brasileiros poderão assistir a um eclipse lunar parcial e uma "superlua" nesta terça-feira a partir das 21h41. O fenômeno poderá ser visto em todo o país e será transmitido pelo Observatório Nacional no YouTube. Condições meteorológicas podem afetar a visualização.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A partir das 21h41 desta terça-feira,os brasileiros de todas as partes do país poderão observar o eclipse parcial da Lua. Além do fenômeno,uma "superlua" também poderá ser contemplada pouco depois. O evento acontece à 1h47 de quarta-feira.

'Enfim,casados': Endrick e Gabriely Miranda posam com alianças; relação começou com aposta e teve polêmica com sograEx-treinador do Benfica pediu saída de quarteto brasileiro por 'pouco compromisso'

O evento poderá ser vistos por todos por meio do canal no YouTube do Observatório Nacional (ON),unidade de pesquisa do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI). O eclipse,neste caso,acontece quando planeta está alinhado com o Sol e a Lua entre os dois astros. Com isso,a Terra projeta sua sombra e encobre parte da superfície do satélite.

Para observar o eclipse,basta olhar para o céu no período do fenômeno. A previsão é que o evento inicie 21h41,chegue ao seu máximo às 23h44 e acabe na quarta-feira (18),à 1h47. Além do eclipse,a noite também é marcada pela presença da Superlua da Colheita.

No entanto,assistir ao fenômeno poderá ser prejudicada por condições meteorológicas,como a formação de nuvens e chuva,além da fumaça das queimadas que afetam o Brasil e países vizinhos.