Coutinho ao lado de Renato Novaes — Foto: Juan Vasconcellos e Rodrigo Ferreira
GERADO EM: 23/07/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Os primeiros minutos de Coutinho com a camisa do Vasco não surpreenderam aos que acompanham a sua dedicação para se readaptar ao futebol brasileiro o mais rápido possível. Desde maio o meia de 32 anos faz um trabalho extracampo,e o clube espera que ele seja potencializado agora.
Leia também:
Gabigol não apresenta propostas ao FlamengoProposta do Flamengo com aumento para Gabigol não teve aprovação do financeiroGabigol tem marca pessoal como trunfo para deixar o FlamengoCom aval de Leila e Abel,Palmeiras prepara investida em Gabigol,e partes iniciam namoro Gabigol quer sair pela porta da frente e discorda de como a diretoria tratou renovação
O foco é que Coutinho tenha mais minutos de forma gradativa para ganhar mais ritmo de jogo. Para isso o Vasco já tem em mãos dados da última temporada no Qatar e do trabalho de Coutinho nas férias,quando esteve acompanhado do fisioterapeuta Renato Novaes,no Rio.
O profissional conheceu o jogador em 2007,em uma convocação para seleção sub-15. De lá pra cá,o relacionamento ganhou muita confiança e se transformou em amizade. Além de Coutinho,Renato também trabalhou os retornos de Alex Teixeira e Souza ao Vasco.
"Foram passados dados de todo controle de carga e métricas que envolvem as avaliações que fizemos,bem como todos os dados medidos no GPS para dar um “norte” ao clube de como os atletas chegariam,além de informações da última temporada",explicou Renato ao blog.
Coutinho,Alex e Souza — Foto: Juan Vasconcellos e Rodrigo Ferreira
1 de 9
Gerson comemora o gol da vitória do Flamengo sobre o Vasco,neste domingo,no Maracanã — Foto: Guito Moreto
2 de 9
Pedro segue titular no Flamengo — Foto: Flamengo
Pular
X de 9
Publicidade 9 fotos
3 de 9
Everton Cebolinha custou 16 milhões de euros (R$90 milhões) aos cofres do Flamengo,que tem contrato com o ex-jogador do Benfica até 2026 — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
4 de 9
De La Cruz é o grande sonho do Flamengo para 2024 — Foto: JUAN MABROMATA / AFP
Pular
X de 9
Publicidade
5 de 9
Gabigol em 2023 — Foto: Flamengo
6 de 9
Arrascaeta comemora seu gol durante partida do Flamengo contra o Grêmio no Maracanã pela Copa do Brasil — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Pular
X de 9
Publicidade
7 de 9
Depois do City,Carlitos Tevez foi para o lado vermelho de Manchester e brilhou com a camisa do United — Foto: Glyn Kirk/AFP
8 de 9
O argentino de 21 anos José Manuel López é a promessa contratada pelo Palmeiras nessa janela. O clube comprou 70% dos direitos do aacante do Lanús,em um negócio de 10 milhões de dólares (R$50 milhões) — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Pular
X de 9
Publicidade
9 de 9
Vitinho — Foto: Divulgação Flamengo
Flamengo ocupa as seis primeiras posições
Segundo o fisioterapeuta,o fato de Coutinho,Alex e Souza terem treinado junto com o mesmo objetivo,de voltar ao Vasco,ajudou na evolução.
- Acredito primeiramente no fato,dos três estarem envolvidos com o mesmo foco ao projeto Vasco . A relação de respeito entre eles e principalmente amizade contribuiu muito para um ajudar ao outro durante esses dias de preparação - completou Renato Novaes.
O trabalho é contínuo,segue em paralelo ao clube,e complementar,obedecendo à metodologia do departamento de performance do Vasco,sob comando do médico Gustavo Caldeira. A relação de comunicação promove ajustes necessários para o atleta no dia a dia.
- O objetivo do trabalho é organizar e periodizar todo o processo de saúde do atleta visando uma melhor adaptação física para que o jogador chegue em alto nível quando apresentado ao clube - explica o fisioterapeuta do trio.
O programa tem como base um conjunto de empresas e profissionais das diversas áreas da saúde,construindo através da relação multidisciplinar a necessidade para cada atleta. E é feito especialmente para jogadores que se preparam antes do início de uma temporada
- Os estímulos são definidos através do que avaliamos assim que eles chegam,e procuramos integra-los junto a outros jogadores que também estão de férias,mantendo a forma com outros colegas preparadores físicos e fisioterapeutas,contribuindo para o alto nível do trabalho -,finalizou Novaes.