A Merlin Properties encerrou o primeiro semestre deste ano com "receitas totais de 253,7 milhões de euros,incluindo rendas brutas de 248,2 milhões de euros",refere a imobiliária em comunicado.
As rendas brutas,por sua vez,aumentaram 4,4% no semestre em apreço,para 248,2 milhões de euros,adianta.
Quanto ao lucro operacional,cifrou-se em 147,8 milhões de euros (31 cêntimos por ação),sendo que o Ebitda (lucro antes de juros,impostos,amortizações e depreciações) registou um crescimento homólogo de 3,7%,para 188,4 milhões de euros.
O valor bruto dos ativos,cifrou-se nos 11.375 milhões de euros,e o valor líquido dos ativos ascendeu a 7.097 milhões de euros (15,11 euros por ação),correspondendo a um acréscimo de 2% em relação a dezembro do ano passado.
Analisando por segmentos,os escritórios mantiveram a sua tendência de crescimento nas receitas comparáveis,de 1,8 %,e em rendas de renovação,com um aumento de 1,1%.
Já a taxa de ocupação "manteve-se estável",sendo que a empresa prevê ultrapassar o seu máximo histórico no final deste ano,atingindo 93%,lê-se ainda no comunicado.
A carteira de logística da empresa teve também um bom desempenho no semestre em análise,com um aumento das rendas comparáveis e das rendas nas renovações.
Os centros comerciais,por seu turno,foram outra área com um bom crescimento das receitas comparáveis.