Em março,o grupo de transporte marítimo CMA CGM,com sede em Marselha,informou que assinou um acordo de compra com a Altice France,para adquirir a totalidade do capital da Altice Media,a empresa-mãe da BFMTV e da RMC.
A Altice Media é também é dona dos jornais La Provence,Corse Matin,La Tribune e La Tribune du Dimanche.
“Embora autorização tenha sido aprovada pela Autoridade,por excluir riscos anticoncorrenciais na maioria dos mercados afetados pela operação,foi identificado um risco para o mercado a nível local”,refere a Autoridade da Concorrência,citada pela Bloomberg,salientando a concentração entre o canal de televisão “BFM PACA” e La Provence.
A fim de remediar os riscos para a concorrência identificados pela Autoridade da Concorrência,a CMA CGM “assumiu o compromisso,em termos comportamentais e durante cinco anos”,lê-se na nota divulgada.
Os compromissos aceites dizem respeito,especificamente à ausência de qualquer prática de associação na venda de espaço publicitário entre a "BFM PACA" e "La Provence" e à manutenção de departamentos de publicidade separados.
Noutro comunicado,a Autoridade de Regulação da Comunicação Audiovisual (Arcom) afirmou também que deu o seu acordo à compra da Altice Media pela CMA CGM,tendo em conta “os compromissos [comportamentais] assumidos” pelo comprador.
A Altice France está mais próxima de vender a sua operação de media,um dos ativos que em março disse que alienaria para aliviar o peso da dívida do grupo,no montante avaliado em quase 60.000 milhões de euros.
Por volta de março,a Altice France revelou que o grupo tinha avançado nas negociações exclusivas com o grupo CMA CGM,da família Saadé,proprietária da Merit France,para venda da totalidade do capital da Altice Media.
Em cima da mesa está uma oferta de 1.550 milhões de euros,já que a Altice Media é o principal grupo de media francês,com televisão,rádio e digital,tendo canais de informação,documentários e de entretenimento.
O fundador e dono da Altice,Patrick Drahi,citado pela Lusa,saudou então o “incrível sucesso” da Altice Media e agradeceu “calorosamente” os seus dirigentes e colaboradores,e em particular os jornalistas,equipas técnicas e de produção e as equipas comerciais.
Desde a criação da BFMTV em novembro de 2005,sob a liderança de Alain Weill,e com o seu “fortalecimento” no grupo Altice desde 2015,a Altice Media com BFM,RMC e todas as suas marcas tornou-se num "ator de media forte e inovador,essencial para a França (…)”,salientava o comunicado.