Contate-nos
Notícias de destino

Ainda dá? Vasco enfrenta Bahia para pensar em Libertadores com possível G8; entenda as contas

Oct 28, 2024 IDOPRESS
Jogadores do Vasco no último treino antes do jogo contra o Bahia — Foto: Matheus Lima/Vasco A partida contra o Bahia,às 21h,deve contar mais uma vez com grande presença de público em São Januá

Jogadores do Vasco no último treino antes do jogo contra o Bahia — Foto: Matheus Lima/Vasco

A partida contra o Bahia,às 21h,deve contar mais uma vez com grande presença de público em São Januário. O duelo ganhou caráter decisivo para a torcida do Vasco. A expectativa é de que uma vitória mude as perspectivas do time na reta final do Brasileiro. Depois de passar boa parte do campeonato olhando para a parte de baixo da tabela e fazendo as contas para fugir do rebaixamento a equipe pode sonhar com uma das vagas para a Libertadores. Mas,com o clube a 11 pontos do G6,até que ponto esta chance é,de fato,real?

Neste momento,ela quase não existe. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão,ferramenta do GLOBO baseada nas contas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais,o Vasco tem apenas 0,79% de chances de ir para o principal torneio continental. Só que a esperança da torcida está baseada na forte possibilidade do número de vagas aumentar. O atual G6 pode se tornar um G8 ou,até mesmo,G9.

Vídeo: Goleiro do Barcelona comemora goleada no 'El Clássico' fumando no vestiárioBola de Cristal do Brasileirão: Botafogo chega a 67% de chances de título,enquanto Palmeiras tem 28,4%

Isso porque,das nove equipes acima do Vasco na tabela,quatro brigam por títulos que também garantem presença na edição 2025 da Libertadores. Botafogo e Atlético-MG estão nas semifinais deste ano e com grande possibilidade de fazerem a decisão,O próprio Galo ainda disputa o troféu da Copa do Brasil com o Flamengo. Por fim,há ainda o Cruzeiro na Sul-americana. Neste momento,o G8 é o cenário mais viável. O que já tornaria a meta do Vasco mais factível.

Hoje,o Cruzeiro é o oitavo colocado,com 44 pontos — apenas quatro à frente dos cruz-maltinos. Em caso de vitória sobre o Bahia,a diferença pode cair para um. Sem contar que o próprio tricolor baiano vem logo em seguida,em sétimo,com 46 pontos,o que dá ao duelo desta segunda um caráter de confronto direto.

O caminho do Vasco não é fácil. Nas últimas dez edições,a menor pontuação de um oitavo colocado foi de 53 pontos. Já a maior,58. Isso significa que o Vasco precisaria conquistar 18 dos 24 pontos restantes para ter uma garantia maior de que terminaria no G8. Ou seja: um aproveitamento de 75% nesta reta final,bem acima dos 44% atuais.

A boa notícia é que o Vasco já conseguiu um desempenho assim recentemente. Foi numa sequência de oito jogos entre o fim de julho e o início de setembro (que antecedeu um jejum de vitórias na mesma quantidade de partidas e encerrado na quinta passada,diante do Cuiabá). Naquela ocasião,o time venceu cinco e empatou os outros três duelos.

Para dar início a esta arrancada,contudo,o técnico Rafael Paiva não irá contar com sua arma principal. Responsável por 20 dos 70 gols do clube na temporada,Vegetti está suspenso. Outro na mesma condição é Hugo Moura. Os prováveis substitutos da dupla serão,respectivamente,Rayan e Juan Sforza.