Contate-nos
Notícias de destino

Liga dos Campeões: com 21 títulos, Bayern, Milan, Juventus e Liverpool terão técnicos estreantes no torneio

Sep 17, 2024 IDOPRESS
Vincent Kompany,Paulo Fonseca,Thiago Motta e Arne Slot estrearão na Liga dos Campeões — Foto: AFP

Vincent Kompany,Paulo Fonseca,Thiago Motta e Arne Slot estrearão na Liga dos Campeões — Foto: AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/09/2024 - 00:00

Estreantes desafiam na Liga dos Campeões

Na Liga dos Campeões,Bayern,Milan,Juventus e Liverpool têm treinadores estreantes. Kompany,Slot,Motta e Fonseca buscam sucesso,com realidades distintas. Estreias desafiam novatos na busca pelo título. Bayern e Liverpool buscam a glória,enquanto Juventus e Milan buscam ressurgir.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Pela primeira vez desde que iniciaram a carreira como técnicos,Arne Slot,Vincent Kompany e Thiago Motta estarão a frente de equipes que disputam a Liga dos Campeões. Estreantes na competição nesta terça-feira,o quarteto,que comanda Liverpool,Bayern de Munique e Juventus,respectivamente,tem como meta terminar a competição com o troféu,mas vivem realidades e inícios de temporada distintos.

'Enfim,casados': Endrick e Gabriely Miranda posam com alianças; relação começou com aposta e teve polêmica com sograEx-treinador do Benfica pediu saída de quarteto brasileiro por 'pouco compromisso'

As equipes,que tem longa história e retrospecto no torneio,acumulam juntas 21 títulos. O Milan,dentre os quaro,é o que está na frente,com sete,e não sai como campeão desde 2006/2007. Liverpool e Bayern de Munique estão empatados com seis troféus. Já a Juventus é quem está mais distante,com apenas duas conquistas.

O "caçula" do quarteto

O belga Vincent Kompany,de 38 anos,é quem chega com menor peso para a estreia. O ex-jogador assumiu o Bayern de Munique após a saída de Thomas Tuchel,que teve uma temporada ofuscada e sem glórias. Aos 38 anos,o novato tem três vitórias em três rodadas do Campeonato Alemão,11 gols marcados —seis deles no último sábado,na goleada por 6 a 1 sobre o Holstein Kiel — e apenas três sofridos,estando no topo da tabela. Outra motivação para os bávaros é que a final da Champions está marcada na sua casa,a Allianz Arena.

O zagueiro,ídolo do Manchester City,se aposentou dos gramados em 2019. Kompany passou por duas temporadas (2020/21 e 2021/22) no comando do Anderlecht,da Bélgica,time em que se aposentou. Em 2022,deu início sua trajetória (2022/23 e 2023/24) no Burnley,da Inglaterra. O belga vai fazer sua primeira aparição como treinador na competição contra a Inter de Milão,às 16h.

Uma nova era em Liverpool

Assumir uma equipe que acabara de ficar órfã de um dos melhores trabalhos que teve e com uma identificação única com o último comandante é algo que coloca um degrau a mais para a chegada de um novo contratado. Esse era o panorama quando Arne Slot chegou ao Liverpool,recém-órfão do técnico Jürgen Klopp.

Apesar do paradigma,o holandês fez com que o alemão não deixasse saudade logo em suas primeiras impressões. Slot tinha três vitórias,sete gols marcados e nenhum sofrido no Campeonato Inglês até o último fim de semana,quando os 'Reds' foram derrotados em Anfield pelo Nottingham Forest,por 1 a 0.

O treinador chegou ao Liverpool após um excelente trabalho no Feyenoord,da Holanda,onde conquistou o campeonato nacional e chegaram as semifinais da Liga Europa. Slot encerrou sua carreira como jogador em 2014 e três anos depois já treinava FC Utrecht. Com passagens apenas pelo torneio holandês,rompeu a barreira do país pela primeira na experiência atual. O Liverpool tem como primeiro desafiante o Milan,às 16h.

Passagem dentro e agora fora de campo

O ítalo-brasileiro Thiago Motta é o "chefe" da Juventus até 2027. Invicto desde que assumiu o clube,conseguiu dar a defesa do time o que faltava: consistência. Ele,que é ex-jogador da equipe,passou a última temporada a frente do Bologna,time mediano da Itália,que chegou a essa edição da Champions,depois de 59 anos longe da equipe.

Thiago Motta se aposentou do futebol profissional em 2018 no Paris Saint-Germain (PSG),onde teve um papel importante como jogador e capitão. Logo após deixar o campo,assumiu o comando do Lecce,na Série B italiana. Em 2021,Motta assumiu o cargo de treinador do Spezia,na Série A,com a ambição de terminar a temporada sem o rebaixamento,o que concluiu com êxito.

Thiago Motta jogou pela Juventus em 2009,vindo do Atlético de Madrid,e ficou apenas uma temporada na equipe. Não conseguiu se firmar como titular,como era no PSG. Agora,fora das quatro linhas,espera que o capítulo seja diferente. A estreia do comandante na competição europeia é contra o PSV,às 13h45.

Uma aposta "arriscada"

No Milan,a situação do português Paulo Fonseca já era considerada como uma aposta "arriscada" antes mesmo de sua estreia,e vem se provando negativamente desde então. Seu início de temporada,comparado aos outros citados,foi o mais complicado: apenas dois pontos somados nas primeiras três rodadas do Campeonato Italiano. A equipe só venceu no último fim de semana,com uma goleada sobre o Veneza,de 4 a 0.

Sendo o com mais tempo de carreira e talvez o menos conhecido do quarteto,Fonseca começou em 2004,nas divisões inferiores do seu país de origem. Apenas em 2012 que ascendeu,quando treinou Paços de Ferreira. Passou também pelo Porto,Shakhtar Donetsk,Roma,Lille e Nice,atpe chegar ao Milan. O time italiano enfrenta o Liverpol,de Arne Slot,às 16h.