Contate-nos
Notícias de destino

Furacão Francine avança em direção à Louisiana, nos EUA

Sep 11, 2024 IDOPRESS
Louisiana: equipes de defesa civil se preparam para chegada do furacão Francine — Foto: Reprodução de vídeo

Louisiana: equipes de defesa civil se preparam para chegada do furacão Francine — Foto: Reprodução de vídeo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/09/2024 - 03:47

"Furacão Francine ameaça Louisiana: Autoridades em alerta e evacuações em curso"

O furacão Francine avança em direção à Louisiana,nos EUA,com ventos fortes e risco de vida. Autoridades em alerta,evacuações e abrigos ativados. Temporada de furacões agitada,com previsão de 25 tempestades e 13 furacões no Atlântico. Medidas de segurança solicitadas para enfrentar chuvas intensas,ventos e tornados.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O furacão Francine deixa lentamente a costa do Texas e atravessa o mar em direção ao estado da Louisiana,no Sudeste dos Estados Unidos,onde várias localidades foram evacuadas em antecipação ao impacto em terra das tempestades,esperado para a noite desta quarta-feira (hora local).

Francine estava localizado a cerca de 300km a Leste da foz do Rio Grande,Texas,movendo-se para Nordeste sobre o Golfo do México "em direção à costa da Louisiana. Espera-se uma tempestade com risco de vida e ventos fortes",detalhou o Centro Nacional de Furacões (NHC,na sigla em inglês).

Supertufão Yagi deixa 143 mortos e 58 desaparecidos no Vietnã; fotos

Atualmente,Francine é classificado como furacão de categoria 1 – numa escala de 5 – com ventos de 120km/h e movendo-se a uma velocidade de 17km/h.

O caminho do furacão Francine — Foto: Reprodução de vídeo

Depois de atingir a costa da Louisiana,“espera-se que o centro se mova para o Norte em direção ao Mississippi,na noite de quarta e quinta-feira”,detalhou o NHC.

Apesar do fortalecimento esperado na quarta-feira,“é provável que Francine enfraqueça rapidamente depois de se deslocar para o interior”,acrescentou.

O NHC emitiu alertas de furacão para as costas da Louisiana,para a área metropolitana de Nova Orleans,e está monitorando possíveis tempestades que poderiam ser geradas em setores do Mississippi,Alabama e até mesmo da Flórida. Essas áreas também podem estar expostas a chuvas e tornados. O relatório removeu avisos de possíveis riscos para o Texas.

Em algumas jurisdições conhecidas como paróquias (equivalentes a condados) na costa da Louisiana,foram realizadas evacuações preventivas obrigatórias e foram ativados abrigos.

O governador da Louisiana,Jeff Landry,também anunciou a instalação de abrigos de apoio em cidades próximas. Ele detalhou que a Guarda Nacional estava pronta para agir.

Segundo imagens das emissoras de TV locais,desde a tarde de segunda-feira,os moradores de Nova Orleans faziam fila nos postos de gasolina para reabastecer os veículos ou comprar garrafas de água nos supermercados.

Inundações e queda de árvores

- Devido aos solos saturados das chuvas recentes,esperamos que muitas árvores caiam. Entramos nesta tempestade com solos saturados - explicou a presidente da paróquia de Jefferson,Cynthia Lee Sheng.

Na Louisiana,motoristas fazem fila para abastecer os carros antes da chegada do furacão Francine — Foto: Reprodução de vídeo

A prefeita de Nova Orleans,LaToya Cantrell,pediu que “todos os residentes e todos os nossos visitantes tomem precauções e se preparem para chuvas fortes,rajadas de vento e atividades isoladas de tornados”.

Furacão Beryl atinge países no Caribe e deixa rastro de destruição

1 de 10


Danos causados ​​pelo furacão Beryl em Puerto Aventuras,no estado mexicano de Quintana Roo — Foto: Elizabeth Ruiz/AFP

2 de 10


Furacão Beryl perde força,mas ainda causa destruição no México com ventos de 175km/h — Foto: Elizabeth Ruiz/AFP

Pular

X de 10


Publicidade 10 fotos

3 de 10


Astronauta americano passa por cima de furacão Beryl e compartilha fotos nas redes sociais — Foto: Reprodução

4 de 10


Imagem de satélite obtida da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional mostra o furacão Beryl se aproximando da Jamaica — Foto: AFP

Pular

X de 10


Publicidade

5 de 10


População da costa leste do México está sendo evacuada com a aproximação do furacão Beryl — Foto: Elizabeth Ruiz/AFP

6 de 10


Enchentes provocadas pelo Beryl — Foto: Victor GONZALEZ / AFP

Pular

X de 10


Publicidade

7 de 10


Barcos de pesca se amontoam após passagem do furacão Beryl por Barbados — Foto: Randy Brooks / AFP

8 de 10


Furacão Beryl visto do espaço — Foto: NASA/Matthew Dominick

Pular

X de 10


Publicidade

9 de 10


Veja locais que podem ser atingidos pelo furacão Beryl — Foto: Editoria de Arte/O Globo

10 de 10


Furacão Beryl visto do Espaço — Foto: Reprodução

Pular

X de 10


Publicidade Fenômeno,no entanto,perdeu força ao se aproximar do México

- Quarta e quinta-feira serão os dias de maior impacto para nossa cidade,e as pessoas deveriam realmente considerar ficar em casa e fora das estradas - disse Collin Arnold,diretor da Segurança Interna de Nova Orleans.

Parte da área que será afetada pelo furacão Francine na Louisiana já foi atingida,antes,pelos devastadores furacões Katrina (2005),Laura (2020) e Ida (2021).

Temporada agitada

Francine é o sexto fenômeno da temporada atlântica de 2024,que vai de junho a novembro.

Anteriormente,em agosto,o furacão Ernesto causou chuvas e apagões em Porto Rico. Debby,Chris,Beryl e Alberto circularam também.

Debby atingiu a costa Leste dos Estados Unidos como um furacão,causando pelo menos oito vítimas,segundo reportagens da imprensa local.

Drone oceânico registra mar em fúria dentro do furacão Fiona

Em julho,o Sudeste do Texas,parte da Louisiana e o Vale do Ohio foram atingidos pelo Beryl,que subiu a categoria 5 em seu caminho pelo Caribe,embora posteriormente tenha perdido força.

Autoridades dos Estados Unidos e dos países caribenhos afetados por Beryl relataram pelo menos 67 vítimas – principalmente em Houston,Texas – direta ou indiretamente relacionadas a esse furacão.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA),a temporada de furacões deste ano no Atlântico está agitada,já que a alta temperatura do oceano aumenta a intensidade desses fenômenos. São esperadas 25 tempestades,das quais 13 seriam furacões.