Jesús Martínez Patiño,presidente do Grupo Pachuca — Foto: Reprodução/Instagram
GERADO EM: 09/12/2024 - 16:57
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Botafogo decolou logo após a conquista do Campeonato Brasileiro no domingo rumo a Doha,no Catar,para disputar a Copa Intercontinental. Lá,terá como primeiro desafiante o Pachuca,do México. O dono da equipe e Grupo Pachuca é Jesús Martínez Patiño,um bilionário que revolucionou o modelo de mercado do país.
Botafogo é um campeão para ser lembradoMarçal dá volta por cima no Botafogo,mas diz que 'provavelmente sai' em 2025
A equipe se classificou após ser campeã da Liga dos Campeões da Concacaf de 2024 de forma invicta. Com foco na formação de jovens jogadores,o clube inovou ao apostar em sua academia.
O clube tem sido um celeiro de grandes jogadores de futebol e,desde a introdução dos torneios curtos em 1996. Conquistou sete títulos da Liga MX e cinco Ligas dos Campeões da Concacaf. Além disso,é o único time mexicano a erguer a Copa Sul-Americana da Conmebol,feito alcançado em 2007.
O filho de Jesús Martínez tem papel fundamental nisso. Com o mesmo nome,ele ficou encarregado de assumir as lojas do Club León,também do México. Também são donos do Coyotes de Tlaxcala. Fora do país,são detentores do Everton,do Chile,do Atlético Atenas de San Carlos,da segunda divisão do Uruguai e do Real Oviedo,da segunda divisão da Espanha
A equipe mexicana não atravessa um bom momento para enfrentar o Glorioso. O time terminou a fase classificatória do Apertura na 16ª posição,entre 18 clubes,com apenas três vitórias em 17 partidas. Sem vaga nos playoffs,seu próximo compromisso será justamente o duelo pelo Intercontinental.