O e-título é a versão digital do título de eleitor e servirá como identificação caso apareça a foto — Foto: Divulgação/TSE
Neste domingo,27 de outubro,ocorre o segundo turno das eleições 2024 em 51 municípios do país. Assim,é muito comum eleitoras e eleitores esquecerem o título de eleitor na hora de se identificar aos mesários. Sem a apresentação deste documento,anda é possível votar? A resposta é sim.
Guia Eleições 2024: confira o que levar,horário,local e ordem de votação e como justificar o votoHorário da eleição: que horas começa e termina a votação do primeiro turno?Ao vivo: Acompanhe a apuração de votos do segundo turno das Eleições 2024 em tempo real
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) além do título de eleitor e do e-Título,são considerados válidos para votar nas eleições de 2024 os seguintes documentos:
Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); Passaporte; Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva)Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Todos os documentos são aceitos na forma digital,desde que tenham a foto que identifique o eleitor. Documentos com a data de validade expirada podem ser aceitos,desde que a sua identidade possa ser confirmada.
O e-Título servirá como identificação para os eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico e possuem foto no aplicativo. Aqueles que não completaram a biometria,deverão apresentar um documento de identidade com foto. O aplicativo também permite justificar a ausência e consultar o local de votação.
27 de outubro,das 8h às 17h (horário de Brasília)*
Vale destacar que,só ocorrerá segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores e caso nenhum dos candidatos a prefeito tenham alcançado mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
*Por causa do fuso horário,as seções eleitorais de Rondônia,de Mato Grosso,de Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão às 7h do horário local. Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7h. Contudo,algumas localidades seguem o fuso horário do Acre e a votação começará às 6h.
Aqueles que não completaram a biometria,deverão apresentar um documento de identidade com foto.
Não. O e-Título é um documento de uso individual.
A foto estará disponível para quem teve a coleta biométrica realizada pela Justiça Eleitoral. Caso o eleitor com dados coletados não consiga visualizar a foto,a orientação no site do TSE é excluir e reinstalar o aplicativo. Se o problema continuar,"procure o cartório eleitoral do seu município para maiores informações".
"Contatar a zona eleitoral em que for inscrito para orientações sobre como regularizar a situação". Será possível votar com um documento de identidade oficial com foto.