Ir às papelarias e cafés todas as semanas jogar no Euromilhões é um ritual que muitos portugueses cumprem há 20 anos. O primeiro sorteio em que Portugal participou aconteceu há exatamente duas décadas,em 8 de outubro de 2004.
Desde então,o jogo de lotaria europeia já fez 79 excêntricos em território nacional e deu 2,9 mil milhões de euros ao país só em prémios.
Estes números fazem de Portugal o "quarto país do ranking internacional com mais primeiros prémios atribuídos",revelou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Como surgiu o Euromilhões?
Há 20 anos,o sorteio chegou para revolucionar os jogos de lotaria através de um "acordo inovador entre várias lotarias europeias" e "introduzindo um modelo pan-europeu que permite a participação de apostadores de diferentes países",explicita a Santa Casa.
Seria precisamente essa característica a possibilitar a criação de um "modelo de jogo com jackpots extraordinários",que,por sua vez,iria tornar o Euromilhões tão conhecido por criar novos ricos e excêntricos.
A chegada a Portugal...
Foi lançado a 7 de fevereiro de 2004,mas o primeiro sorteio só se realizaria seis dias depois entre os três países fundadores: França,Espanha e Reino Unido. Em outubro desse mesmo ano juntar-se-iam mais seis,entre os quais estava Portugal.
O sucesso do Euromilhões entre os portugueses nas últimas duas décadas é inegável,com o país a acumular "vendas brutas cerca de 16 271 milhões de euros",mas o prémio mais alto de sempre só chegaria em 2024,este verão,a 25 de junho, no valor de 213 milhões de euros. O impacto foi tal que contribuiu para o "aumento do excedente externo total do primeiro semestre de 2024".
A economia portuguesa teve um excedente externo de 4.113 milhões de euros até junho,sendo que parte do excedente é "explicada pelo recebimento do maior prémio de sempre do Euromilhões em Portugal".
Notícias ao Minuto | 09:39 - 22/08/2024
Os mais de 16 milhões de euros que os portugueses investiram no sorteio,em 20 anos,permitiu aos Jogos Santa Casa distribuir "cerca de 6230 milhões de euros para o desenvolvimento das políticas sociais do Estado nas áreas da saúde,solidariedade social,desporto e cultura".