O impacto das cirurgias plásticas na autoestima e vida sexual — Foto: Getty Images
GERADO EM: 24/08/2024 - 04:02
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Em um mundo onde a estética ganha cada vez mais importância,as cirurgias plásticas se mostram como uma solução que vai além da superficialidade,impactando diretamente a saúde mental,o bem-estar e até a libido dos pacientes. O Dr. Paulo Martin,referência no assunto,explica como os procedimentos podem transformar a autoestima e a vida sexual.
Botox na região íntima amplia prazer na hora do sexo? Entenda o procedimento Meias ajudam a atingir orgasmo mais rápido: saiba por que uso de peça íntima no sexo se tornou aliada das mulheres
"Vários casais,por insegurança com as alterações estéticas do corpo ao longo dos anos ou após as gestações,acabam sofrendo com a perda da autoestima,o que gera uma insegurança,muitas vezes especialmente para a esposa," destaca o cirurgião plástico ao GLOBO.
O especialista relata um caso como exemplo. "Uma esposa compartilhou que,após as gestações,a flacidez do abdômen e as estrias a impediram de se despir para o marido por mais de 15 anos. Mesmo com o esposo afirmando que não se importava,ela nunca mais tirou a roupa na frente dele. Após a cirurgia,eles retornaram ao consultório muito felizes,vivendo uma nova lua de mel,pois ela havia reconquistado a autoestima",conta.
Dr. Paulo ressalta que o medo de não se sentir mais atraente pode levar ao término precoce da vida sexual de muitos casais,mesmo que o amor e a ternura permaneçam. "A cirurgia plástica pode curar essas cicatrizes psicológicas e reacender a paixão e a vida sexual de um casal",observa.
Além dos benefícios estéticos,o médico enfatiza a importância do acompanhamento psicológico durante todo o processo. "A cirurgia não é uma solução mágica,mas um passo significativo em direção ao autocuidado. O apoio emocional é essencial para que o paciente consiga integrar essa nova imagem em sua vida de forma saudável," explica.
Dr. Paulo defende que a cirurgia plástica deve ser levada mais a sério,pois,vai muito além da estética. "É fundamental entendermos que cada procedimento tem o poder de transformar vidas. Não se trata apenas de uma mudança física,mas de um trabalho profundo que pode restaurar a autoestima e a saúde mental dos pacientes," pontua.
Além disso,o Dr. Paulo diz que,em alguns casos,a cirurgia plástica pode até mesmo ajudar a resolver problemas de saúde que impactam diretamente o desempenho sexual.
"Por exemplo,a redução de mamas pode aliviar dores crônicas nas costas e nos ombros,melhorando a qualidade de vida e,consequentemente,a disposição para a atividade sexual. Assim,os benefícios da cirurgia plástica podem ser amplos e multifacetados,proporcionando um impacto positivo em diversas áreas da vida do paciente," conclui.