Fase de grupos da Eurocopa chegou ao se final nesta quarta-feira — Foto: Ronny Hartmann/AFP
GERADO EM: 27/06/2024 - 04:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A fase de grupos da Eurocopa foi encerrada ontem,com a vitória de 2 a 0 da Geórgia sobre a já classificada seleção de Portugal e o triunfo de 2 a 1 da Turquia sobre a República Tcheca. Agora,é hora do campeonato afunilar com o início do mata-mata,com as oitavas de final programada para começar neste sábado.
NBA Draft 2024: veja todos os jogadores escolhidos'No cheirinho de novo': Flamengo mantém jejum de 26 anos sem vencer no Alfredo Jaconi,e Juventude tira onda
Com exceção dos duelos entre Áustria e Turquia,e França e Bélgica,partida mais esperada desta próxima fase,os outros seis jogos aparentam ter um favorito.
Com um bom desempenho no Grupo A,onde se classificou em segundo,a Suíça promete dar trabalho para a Itália. Comandada por nomes como Akanji,zagueiro do Manchester City,e o camisa 10 Xhaka,do Bayer Leverkusen,a equipe treinada por Murat Yakin está invicta. Ainda assim,pelo histórico,por ser a atual campeã e pela forma heroica que confirmou a vaga nas oitavas,com gol no último lance contra a Croácia,a Itália é a favorita. Apesar do gol contra no jogo com a Espanha,o zagueiro Calafiori tem sido o grande destaque do time no torneio.
Jogando em casa,a Alemanha foi,junto da Espanha,a principal seleção da primeira fase. Com a união entre a experiência de Neuer,Kroos e Gündogan,com a juventude de Wirtz e Musiala,o time de Julian Nagelsmann é favorito não só para esse confronto,mas também para o título. A Dinamarca,que teve a pior campanha entre os segundos colocados,com três pontos e nenhuma vitória,tentará fazer frente aos donos da casa contando com Eriksen,Højbjerg e Højlund.
É inevitável colocar a Inglaterra como favorita para ir às quartas,muito por conta da enorme qualidade técnica individual à disposição da equipe,que conta com Harry Kane,Bellingham e Saka. No entanto,a Eslováquia,que venceu a Bélgica na primeira rodada,pode surpreender. Com um treinador,Gareth Southgate,que até o momento não dá indícios de que conseguirá extrair o melhor de seus jogadores,os ingleses,apesar da liderança do grupo C,apresentaram um rendimento abaixo da expectativa.
A Espanha entra com amplo favoritismo para avançar às quartas,após ter sobrado na primeira fase — foi a única seleção a ter 100% de aproveitamento. Ainda assim,o ótimo goleiro Mamardashvili,a estrela internacional Kvaratskhelia,do Napoli,e o centroavante Mikautadze,artilheiro do torneio com três gols,podem fazer a Geórgia complicar a vida dos espanhóis nesse que deve ser um dos melhores jogos das oitavas.
É o clássico das oitavas. Mesmo com estrelas em ambos dos lados,as seleções ficaram devendo na primeira fase. Não à toa se classificaram em segundo em seus grupos. Com De Bruyne em boa fase e Lukaku “azadardo”,com três gols anulados no torneio,os belgas tentarão fazer frente ao plantel francês,que tem as principais esperanças depositadas em Mbappé.
Mesmo com a derrota para a Geórgia na última rodada,quando já estava classificado,Portugal fez uma ótima primeira fase. Com um time entrosado,Bernardo Silva em bom momento e Cristiano Ronaldo em busca do primeiro gol,os portugueses têm tudo para avançar contra a Eslovênia,que não venceu nenhum jogo.
Apesar da Romênia ter se classificado em primeiro e a Holanda em terceiro,as duas seleções tiveram desempenho quase idêntico,o que sugere um confronto equilibrado. No entanto,a qualidade técnica da Laranja Mecânica pode fazer a diferença.
Grande surpresa da primeira fase da Euro,com duas vitórias e a classificação em primeiro no grupo que tinha França e Holanda,os austríacos são leves favoritos. Mas a Turquia,com Çalhanoglu em grande fase e pode aprontar.