Os jornalistas Míriam Leitão e Ancelmo Gois,apresentadores do Prêmio Faz Diferença 2023 — Foto: Alexandre Cassiano
A 21ª edição do Prêmio Faz Diferença reúne nesta quarta-feira,na Casa Firjan,Zona Sul do Rio,personalidades e instituições que tiveram impacto em diferentes esferas — política,ambiental,esportiva,cultural e artística — ao longo de 2023. O prêmio é uma realização do jornal O GLOBO,com patrocínio da Firjan SESI e apoio da Naturgy.
FAZ DIFERENÇA 2023: Veja como foi a premiação de todas as categorias
A cerimônia é apresentada pelos colunistas do GLOBO Ancelmo Gois e Miriam Leitão. Serão distribuídas premiações em 14 categorias,além do prêmio de Personalidade do Ano e uma homenagem especial aos voluntários que atuaram no combate aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul nas últimas semanas.
— O prêmio deste ano está transmitindo a luta contra os extremismos,além dos valores da ciência e a afirmação dos valores humanos. É uma cerimônia entre dois extremos: o político,do começo de 2023,e o climático,do começo de 2024. É para explicar o que temos que fazer para enfrentar isso — afirmou Miriam.
A lista de convidados presentes ao evento inclui o ministro da Fazenda,Fernando Haddad,a atriz Paolla Oliveira e a cantora Alcione,que serão homenageados. Outros premiados que não puderam comparecer,como a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal,Rosa Weber,e o treinador do Fluminense,Fernando Diniz,enviaram vídeos de agradecimento que serão exibidos durante a cerimônia.
— O prêmio foi criado para reconhecer o trabalho de quem,em diversas áreas,ajuda a construir uma sociedade melhor — afirmou o colunista Ancelmo Gois.
Diretor do conselho de administração do Grupo Globo,João Roberto Marinho lembrou que o Faz Diferença deste ano é permeado também pelo início do ciclo de comemorações do centenário do GLOBO,marco que se completa em julho de 2025.
João Roberto Marinho faz o discurso de abertura do Prêmio Faz Diferença — Foto: Foto: Alexandre Cassiano
— O Faz Diferença é o momento em que celebramos aqueles que mais se destacaram na vida brasileira. (...) O jornalismo pode se expressar por diversas formas e por muitos meios. Quando criamos este prêmio,há 21 anos,entendemos que dar visibilidade a quem faz diferença é parte do nosso desafio de informar — afirmou.
O presidente da Firjan,Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira,ressaltou que o Faz Diferença premia valores como "excelência","perseverança" e "trabalho duro". Ele também ressaltou que esta será sua última edição do prêmio à frente da entidade parceira do prêmio desde o início. Eduardo Eugênio anunciou que deixará seu posto na Firjan após este ano.
— Vocês homenageados,homenageadas,são exemplos a serem seguidos. Você trazem esperança e apontam caminho seguro e ético para uma sociedade mais generosa e justa. Temos uma eleição pela frente em poucos meses. É um desafio enorme. No Brasil,muitas vezes,em várias democracias do mundo,há um distanciamento,eu diria,imoral e perigoso entre o povo e os eleitos. Muitos esquecem que são servidores eleitos. Precisamos iluminar a consciência da população para que possamos contratar pelo voto os melhores talentos possíveis. Vocês,homenageados,são exemplos — declarou.
Cerimônia de entrega do Prêmio Faz Diferença - Eduardo Eugenio Gouvea Vieira — Foto: Alexandre Cassiano